
Vejo que essa é uma grande dúvida de muitos profissionais, ao finalmente compreenderem a viabilidade do trabalho autônomo para o/a Assistente Social se perguntam, por onde começar? Seguem Aqui algumas dicas!
1- Defina a sua área de atuação:
As possibilidades de atuação para o assistente social são bastante amplas, por isso, recomenda-se, sobretudo no trabalho autônomo, focar numa determinada área de modo que o profissional se torne especialista e referência todas as vezes que surgir uma necessidade naquele nicho.
2- Identifique as demandas da área escolhida:
Ao identificar as demandas, que também podem ser reconhecidas como dores, necessidades, o profissional poderá definir quais serviços deverá ofertar. Tal identificação pressupõe assertividade.
3- Permita-se ser encontrado:
De nada adiantará você definir a sua área de atuação, ser assertivo quanto aos serviços a serem ofertados se ninguém souber quem é você e como contratar os seus serviços. Acesse sua rede de contatos, assuma uma presença digital, vá ao encontro dos seus possíveis clientes.
4- Vença o medo:
Não espere chegar a um determinado nível de perfeição para começar, a perfeição não existe! É normal ter medo, se sentir inseguro (a), mas vai como medo mesmo, rsrsr. Ter apreensão do conteúdo e das ferramentas necessárias ao desenvolvimento do seu trabalho, já é um excelente passo para vencer a insegurança, o resto é prática.
5- Tenha um propósito bem definido:
Ter uma nítida compreensão sobre a transformação social que o seu trabalho pode realizar é muito importante. Não será uma jornada fácil, de retorno imediato, muitas vezes, e se você não tiver claro o seu propósito, o que te move a fazer o que faz você desistirá facilmente diante da primeira dificuldade.
Na consultoria personalizada que ofertamos, aqui na Ike social, te auxiliamos a pensar e traçar os passos listados acima.
Gostou das dicas? Comente, curta e compartilhe!
Instagram: https://bit.ly/3fFKTXG
Canal no YouTube: https://bit.ly/3oGIWjt
Nosso site: https://ikesocial.com/
Fale conosco: https://bit.ly/30ZmrwC
Grupo no Telegram: https://t.me/servicosocialautonomo